Título: O Projeto Rosie
Autora: Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013
N° de páginas: 320

Sinopse:
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.


Realmente um livro que me apaixonei pelos personagens e foi uma viagem maravilhosa. O Projeto Rosie nos mostra que o amor foge de padrões e regras, que podemos nos apaixonar e isso não faz mesmo lógica. É uma história formidável escrita pelo autor Graeme Simsion e publicado pela Editora Record.



O enredo do livro nos traz sobre a vida do Professor e Cientista Don Tillman que tem 39 anos, um estudioso que fala muito bem, é alto, inteligente e recente promovido a Chefe do Departamento de Psicologia, um perfil segundo a lógica de atrair uma ampla variedade de mulheres.


Essa história é de Don, que atual não teve nenhum relacionamento amoroso, além de vários encontros que não deram muito certo, como o famoso encontro que Ele me intitula “ O Desastre do Sorvete de Damasco”, realmente na realidade é....


“ Porém, existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. ”

Don é um excelente professor que vive segundo suas regras bem especificas, ou seja, literalmente detalhadas. Nada que ele faz está fora de seu controle. Foi então que teve uma ideia de criar um método infalível para encontrar uma "mulher perfeita" para ele, chamado Projeto Esposa que é um método cientifico que tem como propósito fazer um filtro de mulheres (aquelas que não são aptas para ser esposa de Don)que estão aquelas que não fumam, leitoras de horóscopo, obcecadas por moda e entre outros itens colocados.

“ Era melhor descobri esse tipo de coisa antes de investir num relacionamento. ”

Eis, o questionário finalizado! Será que essa MULHER PERFEITA realmente existe e vai aparecer na vida de Don? Ou é melhor continuar a sua vida e seu mundo de conforto? Nenhuma delas corresponde aos critérios. Todas possuem algum defeito e isso vai deixando o professor sem esperanças.


Até que chegar na história uma jovem de 25 anos que vai mostrar que o amor foge à lógica e a racionalidade de Don. Ela é Rosie Jarnemque fo criada Phill que não é o seu pai biológico e devido esse fato, Don demonstrará uma vontade de ajudá-la em conhecer seu verdadeiro pai e ajudá-la a entender meu "dedo podre" para homens. 


“ Alguma coisa, porém, tinha mudado dentro de mim, e consegui suprimir essa afirmação. ”

Eles começam a passar bastante tempo juntos. E Don sem percebe r se apaixona por ela. E aí está um campo na qual ele não era especialista. E o amor bate em sua porta fazendo-o loucuras e acabando com sua lógica infalível.

Rosie é uma mulher que não entra nos critérios do Projeto Esposa, pois é “INADEQUADA”. Cada instante que passa ao lado de Rosie, Don percebe que algo no interior dele está florescendo e transformando-o em algo novo. 

“ Não seria nada razoável lhe dar créditos por ser incrivelmente linda. ”

Uma história que demonstra que o Amor não segue padrões, que somos diferentes um do outro. E Don acaba sendo infectado pelo vírus do “Amor” e tenta não ser levado pela "correnteza" da dependência amorosa, a insegurança e o desejo constante do outro.
Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica. ”

Realmente como está escrito em 1 Coríntios 13: “Sem amor, eu não serei nada”. E será que recomendo a Leitura do Livro O Projeto Rosie? É claro, meus Leitores Magic!

“Quero passar a minha vida inteira com você, muito embora isso seja completamente irracional e você ainda por cima tenha lóbulos pequenos. Não existe motivo nem social nem genético para me sentir atraído por você. A conclusão lógica é que eu só estar apaixonado por você. ”


14 Comentários

  1. Olá maninha,

    Eu detestei Don no começo porque o achava muito apático, racional e prepotente, mas com o caminhar do enredo percebi que ele parecia demais comigo e quando seu caminho cruza com a louca da Rosie, fui tomada por uma paixão profunda por esse livro que devorei em um domingo maravilhoso.

    Um romance cativante e delicioso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Com o lançamento de O Efeito Rosie, que é continuação de O projeto Rosie, vejo que muitos que ainda não tinham lido o primeiro, estão lendo.
    É bem legal, não é mesmo? Don é muito cheio de métodos, e a Rosie bem diferente dele.
    Gostei da sua resenha, deu uma refrescada na minha memória e já posso ler a continuação.
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    sabe que uma amiga me indicou esse livro, praticamente me obrigando a ler e eu estou protelando e nem sei porque?

    mas agora, lendo a sua resenha, bem que me deu vontade de ler, pois eu achava que era de romance de adolescente, pelo jeito não é né??? gostei...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. O enredo não me chamou muito a atenção, o homem não se casou e quer arrumar uma mulher que aparece depois de muito tempo, parece um daqueles filmes de romance clichês que sempre aparece em época de natal. Mas, como você gostou tanto da leitura e escreveu a resenha tão bem, me interessei um pouco pela obra - quem sabe um dia eu o leio.

    ABraços

    ResponderExcluir
  5. Razão x Emoção
    Sempre da para tirar bons conflitos dessa relação.
    Sua resenha ficou muito bem feita, deu para sentir bem a proposta do livro e sem spoiler

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro mas achei o enredo bacana. Acho que pode ser uma leitura bem agradável e gostei de sua resenha bem explicadinha. Também achei a capa muito fofa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu li esse livro faz tempo, então sua resenha me fez lembrar do Desastre do Sorvete de Damasco! Adorei esse livro, tem humor e um casal super fofo, impossível não amar!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Esse livro esta na linha lista de desejados já faz um tempo! Sou louca para conhecer melhor a história de amor de Don.
    Obs: Essa capa é mais bonita que a capa nova!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Vejo ótimos comentários sobre esse livro, algumas amigas falaram muito bem e depois dessa resenha fiquei com curiosa.
    Soube que ele tem umas coisas engraçadas e a narrativa é agradável.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, ele parece ser bem interessante, eu fiquei bem curiosa para saber como a história vai se desenvolver e com certeza irei acrescentá-lo à minha lista. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!!!
    Menina eu estava lendo essa resenha e me lembrando um pouco do Teorema Katherine apesar das histórias serem diferentes, mas é porque enquanto lia que o Don inventou um Projeto para achar uma esposa me remeteu a criação do Teorema.
    Adoro esses romances que acontecem inesperadamente e que é algo que o protagonista não deseja rsrs
    Achei a capa super fofa e vai ser mais um livro na lista interminável de livros <3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amo esse livro mais do que tudo, sério! Achei o enredo leve e muito interessante e a escrita é simplesmente maravilhosa. Apaixonada pelo Don.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse livro, se tornou um dos meus favoritos da vida.
    Essa mensagem de que o amor é imprevisível e foge dos padrões é linda demais e a escrita do autor é tão sensível que é impossível não amar <3
    Já estou doidinha pra ler a continuação.

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro sempre foi bem avaliado pelos leitores. eu sempre tive curiosidade de lê-lo, mas não sei porque ainda não fiz. Sua resenha me deixou muito animada para ler o livro e me trouxe de volta a curiosidade que tinha sobre ele.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Últimas Resenhas