Título: Estrela de Prata
Título Original: The Silver Star 
Autora: Jeannette Walls
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Páginas: 256 

Sinopse:
Duas irmãs abandonadas pela mãe declaram uma guerra particular contra inimigos sem rosto: a crueldade, o preconceito e a hipocrisia que vivem à espreita no chamado mundo adulto.
Liz e Bean são duas irmãs inseparáveis, filhas de uma artística mãe solteira, Charlotte, aspirante a cantora e atriz na efervescente Califórnia dos anos 1970. De súbito, as meninas se veem forçadas a enfrentar um evento decisivo: em busca da realização de seu ideal artístico, Charlote abandona as filhas, deixando-lhes dinheiro suficiente apenas para que sobrevivam por pouco mais de um mês. Aqueles leitores que já travaram contato com as memórias da premiada best-seller Jeanette Walls em "O Castelo de Vidro", reconhecerão em "A Estrela de Prata" alguns temas muito caros à autora. Temos o olhar agudo sobre a infância, vivida em famílias pouco convencionais, às margens da sociedade, enfrentando a dureza da luta diária pela sobrevivência. Em "A Estrela de Prata", acompanhamos a aventura de Liz e Bean em busca de amor, solidariedade, e, no limite, do pão diário. Tornadas órfãs, embora a mãe esteja viva, a situação-limite exige um esforço inaudito de superação. 
“Encontre a magia. E, se você não puder encontrar magia, então a crie”, recomendava Charlote a Liz e Bean. É uma bela definição da arte da literatura, essa busca eterna pela fugaz epifania. É essa a história que lemos. A aventura de enfrentar a dor da vida e extrair dela, no limite, bocados diários de magia.


Tenho um grande prazer de estar escrevendo sobre a obra de Jeannette Walls,pois é a primeira vez que leio ( de muitas que virão), uma coleção de Reader 's Digest  Seleções de Livros!

Uma história que se passa na década de 70, nos Estados Unidos, quando o país se encontrar em conflito com Vietnã.
As protogonistas, são as duas irmãs Jean,ou melhor, Bean, pois rimar e além de ser curto, e Liz.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Jean,uma jovem de 12 anos, uma escrita bem envolvente.

A mãe é uma aspirante para atriz/cantora, tinha alguns descontroles emocionais, que durava rapidamente.Seu nome é Charlotte Holladay , acredita que o único modo de viver é esquecendo o passado e correndo atrás dos sonhos para conquistar o futuro.

"Mamãe sempre falava sobre como segredo do processo criativo a magia.
Isso, dizia ela, era também se precisava fazer na vida.
Descobrir a magia."


Certo, a mãe de Bean e Liz, Amava muito suas filhas,tinha alguns devaneios constante, que um deles, ela larga as suas filhas a própria sorte, somente com o dinheiro suficiente para um mês e some no mundo.

Assim como eu,você deve estar pensando que a história sobre o abandono da mãe e o sofrimento de suas filhas...,Mas,vou contar algum pra vocês,Leitores!

O livro Estrela de Prata , conta a  história de Duas irmãs inseparáveis e que com grade bravura Liz e Bean lutam contra o maior inimigo que duas crianças possam enfrentam: o Abandono!

Em sua jornada,as duas irmãs,resolver ir a Virgínia,na cidade chamada Byler, um lugar do passado de sua mãe, ao qual jamais foi revelado.

"Algo que aprendi ao escrever minhas memórias foi que todos 
nós temos muito em comum. "




A família Holladay era dona de algodão,onde trabalhava a maior parte da população, as irmãs procurar o Tio Tinsley é um senhor viúvo e  preso ao passado,mas no decorrer do tempo se revelar - ser um amante da música e da arte.

" Sim, mas cada coisa que vocês veem aqui tem valor - disse o Tio Tinsley. - Se vocês tiveram sensibilidade para valorizá-las."

   



Com a convivência com o Tio Tinsley, elas acabam descobrindo a história dos seus pais e conhecem seus parentes que jamais ouviram falar.

Liz e Bean enfrentam tudo que vem à frente.Como na escola que vão estudar,onde não há uma disputa entre brancos e negros, ricos e pobres.As duas irmãs sofrem diversos tipos de preconceito e injustiças.E além disso, ocorre um fato que movimenta toda a pequena cidade - e a mãe Charlote, voltar ao encontro de suas filhas para tentar ajudar e protegê-las. 

Quem mistérios aguardam esta pequena cidade Byler,ao qual sua mãe jamais tinha revelado,o motivo de sair da cidade e do convívio da família? Essas perguntas serão respondidas com a Leitura do Livro de Jeannette Walls,uma autora que te surpreende nas suas histórias.

Mas, de uma coisa eu sei que as Duas Irmãs Liz e Bean enfrentam o que vier juntas!

Deixou aqui, as minhas palavras de uma leitora encantada com a história do Livro Estrela de Prata e como é de costume e de um bom agrado, sim, Leitores.....Recomendo Muito a Leitura deste Livro!
      


   


24 Comentários

  1. Olá
    Nossa, deve ser um livro encantador e fiquei muito curiosa para conferir depois de ler seus comentários. Gostaria de saber mais a respeito das relações, dos cenários e demais sensações que são repassadas ao leitor. Gosto bastante desse estilo e não tenho dúvidas de que é envolvente.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,
    O livro parece ter muita emoção durante a narrativa, me encantei pelo fato das duas irmãs permanecerem juntas em qualquer situação e a força que criam através desse laço. Gostei muitondessa dica é pretendo ler em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Adorei a premissa do livro e fiquei bem encantada com as descrições que você fez. Fiquei com o coração apertado em relação ao preconceito que as crianças terão que enfrentar, mas tenho certeza que será um livro que vou apreciar muito.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Já tinha ouvido falar desse livro no canal Estante Alada - se não me engano - e lembro que desde essa época, fiquei muito curiosa para conhecer um pouco mais dessa história, pois mesmo sem ter lido, ela me tocou, sabe? Agora lendo sua resenha, me veio aquela vontade de novo de conhecer a obra, de conhecer a história dessas duas crianças que sofrem com o abandono - sendo que uma delas ainda narra a história. Sugestão mais que anotada! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana
    Ainda não conhecia esse livro e achei a premissa muito interessante. Gostei de saber que as irmãs são inseparáveis e, também, da questão do abandono. A história é bem diferente do que costumo ler e isso me agradou, pois é bom sair da zona de conforto em alguns momentos.
    Vou anotar a dica de leitura e espero curtir.
    Beijos.
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá! Confesso que pela capa eu esperada uma história totalmente diferente, ainda mais no começo quando você falou do conflito entre EUA e o Vietnam, que foi uma guerra devastadora, logo pensei que ia ser uma história de dor e sofrimento relacionado à guerra, mas vi que estava enganado. Fiquei curioso para saber como se dá a relação entre os personagens, as irmãs parecem ser bastante unidas, mas eu queria saber como é a relação delas coma mãe e com o tio. Além disso, estou curioso para saber como o contexto de guerra serviu de plano de fundo para a história. Enfim... se algum dia surgir a chance, eu irei dar uma lida na história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Um livro bem sensível, temática forte e que traz vários questionamentos ao leitor. Adorei a dica! Não conhecia.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro la muito bem, mas achei interessante ate... ahah :)´

    Bem, eu quero conhecer esta historia de amizade e amor entre duas irmãs!! :) E adoro quando existem mistérios a mistura! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, mas é do estilo que gosto. Algo mais puxado para o dramático e fora do convencional que a sociedade impõe.
    Além de que essa relação das duas irmãs deve ser muito bonita e forte.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá amore!
    Adoreiiii a premissa do livro... e estou mega curiosa pra saber mais sobre Liz e Bean.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?

    Eu não conhecia nem o livro e nem a autora, mas a sua resenha me deixou encantada e louca para ler. Esta me parece ser uma daquelas histórias que nos tira do chão devidos a grandes emoções. Fiquei encantada com a premissa e seus comentários positivos me deixaram cheia de expectativa. Dica mais do que anotada!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Gente, que livro mais incrível! Eu ainda não o conhecia, mas adoro histórias realistas assim, principalmente as que acontecem durante conflitos, especialmente guerras. Apesar de serem livros bem emocionantes, né? A gente fica meio que despedaçada depois de uma história dessas, mas vale a pena. Gostei mesmo, espero me encantar também.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia a autora, mas achei a premissa do livro bem interessante pelo fato de ressaltar o laço entre as duas irmãs em relação a enfrentarem tudo juntas.
    Achei legal a obra trazer algumas discussões como a disputa entre brancos e negros, ricos e pobres.
    Fiquei bastante curiosa para ler a obra e anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ana

    Não fui conquistada pela capa, mas lendo a resenha me senti arrebatada!
    Sempre me comovo com histórias sobre abandono, e tenho certeza que iria me emocionar muito com a história de Liz e Bean.
    E ainda tem esse lado que aborda preconceito e injustiças... deve ser um livro e tanto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Bom eu não conhecia o fiquei encantada com sua resenha pelo "tom" que você usou ao escreve-la é certo que as meninas tenham um final feliz eu tenho um pouco de receio em livros que contam historias de sofrimento de crianças acabo me envolvendo de mais e quase sempre chorando as lágrimas de todo o oceano.
    Mais enfim é um livro que faria a leitura com certeza.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  16. Oi, que bacana saber que esse livro te encantou. tenho ele há anos na lista de leituras mas acabei não lendo ainda porque ja tinha ouvido críticas e desanimei, mas sua resenha mais uma vez me animou.

    ResponderExcluir
  17. Se você ficou encantada com o livro, eu fiquei encantada com sua resenha e mega curiosa pra conferir!
    Acho que nunca li nada do tema, e aposto que tem muitas mensagens a tirar ao ler e quero muito conhecer a garra das duas irmãs!
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu fiquei bem encantada com a sua resenha e com a premissa desse livro. Quero muito conhecer mais afundo, porque me interessei muito, tanto pelo contexto histórico quanto pela premissa. Realmente quero ler!! Adorei a resenha e obrigada pela dica.

    bj

    ResponderExcluir
  19. Que resenha mais linda <3 Não conhecia o livro mas já fiquei interessada na leitura! Estrela de Prata parece ser um livro lindíssimo e muito comovente. Já anotei a dica e espero ler em breve <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. "Duas irmãs abandonadas pela mãe declaram uma guerra particular contra inimigos sem rosto: a crueldade, o preconceito e a hipocrisia que vivem à espreita no chamado mundo adulto."
    Só esse primeiro parágrafo da sinopse já me deixou bem curiosa sobre esse livro e a tua resenha deu um senhor empurrão para minha vontade de lê-lo futuramente. Ou seja, minha lista de futuras leituras tá indo pro topo mais rápido do que consigo contar, XD.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ola lindona amei a premissa do livro, pois lidar com abandono ainda mais elas sendo crianças requer coragem e amadurecimento, fiquei muito curiosa com o reaparecimento da mãe e como será o desenvolvimento de toda história. Vou ler com certeza. beijos e ótima dica.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Não conhecia este livro antes. Me parece ser uma estória emocionante e tocante. E fala de um assunto muito importante que é o abandono de crianças e todos os desafios que elas enfrentam sozinhas.
    Adoraria realizar a leitura deste livro!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  23. Olá =) Não conhecia o livro. Aparentemente é uma livro com uma história bem forte. Não é um livro que eu pegaria para ler normalmente. Mais a rua resenha mostro que o livro parece ser inspirador e me encantou. Beijinhos'www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Ana
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Books, Magic And Love.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir

Últimas Resenhas